A criatividade precisa ser melhor entendida.



A questão da criatividade precisa ser melhor entendida. Não é sinônimo de inventar coisas desrespeitando normas e cada um fazendo o que der vontade. Não é coisa de quem não planeja e precisa improvisar para se sair das situações. A criatividade precisa ser contextualizada tendo um olhar atento aos objetivos organizacionais.


O crescimento, a evolução das organização só sairá do "quadrado", quando abrirmos espaço para o elemento chamado CRIATIVIDADE. É ela que alavanca as soluções superando medo e preconceitos, trazendo assim uma mudança qualitativa no ambiente organizacional.


A criatividade oxigena o cotidiano das pessoas trazendo um hábito saudável para o ambiente organizacional sendo gradativamente transferido para outros contextos e outros ambientes.


Ser criativo não é negar o pensamento racional mas sim, partir dele para construir novas equações para os problemas e as soluções. É a criatividade que potencializa a inteligência inaugurando novas maneiras de pensar o mesmo e às vezes, velho problema.


Ser criativo é estar mais a vontade no mundo, mais rico de recursos pessoais. É estar mais vivo e motivado. É resgatar a auto-estima. É surpreender-se consigo próprio. É humanizar-se. O mais interessante é que a criatividade dá permissão as pessoas para que se percebam criativas!


É possível desenvolver habilidade de ser criativo e aprender a aprimorá-la havendo para isto algumas condições facilitadoras e desencadeadoras do processo:


  • Rever nossas crenças sobre o que é criatividade e o quanto nos vemos como pessoa criativa;

  • Olhar as situações mais como desafios e sentir-se motivado para enfrentá-los;

  • Perder o medo de ser ridículo e do julgamento dos outros;

  • Estimular a criatividade nos colegas de trabalho;

  • Quebrar padrões de comportamento disfuncionais com assertividade;

  • Sentir-se orgulhoso, encontrar formas de reconhecer e gratificar os momentos criativos do dia-a-dia.


A criatividade revitaliza a empresa estimulando a ousadia das pessoas o que dá um salto qualitativo nos produtos e serviços, facilmente percebidos pelos clientes internos e externos.


Fonte: Soeni Ap, de B, Yamaguchi

Recursos Humanos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo