Crianças. A importância do contato com a natureza.

A cada ano que passa a tecnologia e a sociedade estão evoluindo, e com isso, nossas crianças estão cada vez mais afastadas da natureza. É bem provável que os idosos do futuro não saberão o que é subir em árvores, ou colher uma laranja direta do pé, como faziam nossos pais e avós. A lembrança que essa geração terá, serão de jogos de vídeo games, computadores e celulares.


Essa tecnologia realmente prende a atenção pela vivacidade das cores e pela interatividade que elas proporcionam, mas perder o total contato com a natureza podendo prejudicar o desenvolvimento das nossas crianças.


O ideal é que a natureza faça parte do dia a dia da criança, para que ela possa sentir que contribui para o equilíbrio do meio ambiente. Essa percepção trará muitos benefícios, pois esse contato direto com a natureza, faz com que a criança conheça o mundo em sua volta de diferentes formas, e adquirindo uma imunidade mais elevada.


Sensorial: Audição, visão, tato, olfato e paladar podem se beneficiar de brincadeiras ao ar livre. O contato com a natureza pode ser uma maneira de praticar essas habilidades. Como por exemplo: pisar na grama molhada, ouvir o som dos passarinhos cantando e mergulhar no mar, caminhar dentro de um rio, mexer no barro, andar na chuva, são sensações de descobertas que só encontramos na natureza.


Físico: A criança precisará se movimentar muito mais, aperfeiçoando o equilíbrio e crescimento mais sadio. Caminhar ao ar livre, correr, subir em arvores é brincadeiras que colaboram para a saúde. A imunidade da criança também é beneficiada. Brincar em meio à natureza é uma maneira de entrar em contato com anticorpos, fortalecendo ainda mais o sistema imunológico. Outro fator importante é a alimentação. Hoje em dia muitas crianças nem sabem de onde vêm os alimentos, por isso é interessante apresentar as frutas, verduras e legumes.


Espacial: perceberá que a natureza é muito maior do que seu “mundinho” em casa, apartamento e que precisará explorar esse mundo novo para conhecer. Além disso, brincar na natureza e incentivar a criatividade da criança, pois permite que a sua imaginação flua livre, leve e solta. O contato com a natureza é ótimo para desenvolver inteligência e o conhecimento da onde vem tudo o que põem na mesa.


Sabemos que a rotina dos pais, hoje em dia, é muito estressante e às vezes não têm tempo para realizar essas atividades. O ideal é que a família tenha um planejamento para conseguir realizar essas brincadeiras, e aumentar o vínculo afetivo. É muito importante conscientizar nossas crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente, e sobre como nossas ações podem impactar em tudo. Por isso, os pais devem incentivar suas crianças para que essa mudança na rotina vire um hábito.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo